sábado, 10 de julho de 2010

EM TEMPOS DE CENSURA EXPLÍCITA, DÁ-LHE EDUARDO

















Durante anos, atribuído ao russo Maiakovski, o poema abaixo é, na verdade, do brasileiro Eduardo Alves da Costa.

"E Já não podemos dizer mais nada."
"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"

OS NEODEFENSORES DA LIBERDADE DE IMPRENSA



REPRODUZO ÓTIMO TEXTO ENCONTRADO NO BLOG "COM TEXTO LIVRE"
O relacionamento da grande imprensa com o Serra beira o sado-masoquismo.É impressionante como os grandes órgãos da imprensa brasileira são capazes de conviver com os arroubos autoritários do ex-governador sem os criticar, e ainda os ignorar.
Todas as críticas que foram dirigidas ao Governo Federal quando resolveu lançar a TV Brasil foram baseadas na premissa de que o “aparelhamento” do PT no governo iria produzir uma televisão chapa-branca, cuja programação e linha editorial seriam controladas pelos radicais do partido. O tempo serviu para mostrar que a TV Brasil é muito menos suscetível à interferência política do que a TV Cultura, cuja administração é nomeada pelo governo do Estado de São Paulo, e onde atitudes arbitrárias não são combatidas pela máquina corporativa das associações de imprensa, como a Abert por exemplo.
Os editoriais dos jornalões e perguntas insistentes de seus jornalistas se apegam em interpretações enviesadas do significado de controle social de mídia, distorcendo a intenção original de criar mecanismos para melhoria do nível do conteúdo de programas de televisão por parte de setores organizados da sociedade civil, confundindo deliberadamente com tentativa de cercear a liberdade de imprensa, mote que atualmente tem servido de escora para a manutenção de privilégios de imunidade para mentir e caluniar impunemente.
Ao mesmo tempo em que tentam sepultar qualquer tentativa de modificação que represente perda de seus privilégios, mesmo que estes sejam imorais, os neodefensores da liberdade de imprensa – que trabalham para empresas que durante a ditadura militar deram sustentação a um regime que fechou jornais e perseguiu, torturou e matou colegas de profissão – se calam diante da postura autoritária de José Serra, que manda demitir jornalistas que se atrevam a tratar de assuntos que sejam considerados como pontos frágeis de sua administração.
O autoritarismo de Serra e sua intolerância ao contraditório estão presentes nas repostas deselegantes até contra profissionais que devotam fidelidade ao seu projeto de poder. Serra é capaz de ligar para um dono de jornal pedindo a cabeça de um jornalista que o contrariou, imagine o que ele não pode fazer aonde mantém controle direto, como a direção da TV Cultura, que está na mão do seu vice, que o sucedeu.
Soa hipócrita uma defesa pretensamente apaixonada da liberdade imprensa contra o que teoricamente para eles poderia ser risco no futuro, quando ignoram evidências no presente.
A preocupação da velha mídia com o futuro da liberdade de imprensa exclui os funcionários da TV Cultura. Por lá, não tem problema se jornalistas são demitidos por interpelarem com “assunto indesejado” o candidato apoiado pelo governo ou por elaborarem reportagens mostrando as fraquezas da administração, mesmo que estes profissionais tenham sempre sido “leais” à linha editorial ditada por pessoas de confiança do governo do estado de São Paulo.
Neste caso, o silêncio dos hipócritas é ensurdecedor

DESLUMBRAMENTO

SINCERAMENTE NÃO ENTENDI MUITO A ÊNFASE QUE ESTÁ SENDO DADA AO FATO DE LILY MARINHO RECEBER DILMA PARA UM ALMOÇO EM SUA CASA AQUI E AQUI. É EVIDENTE QUE ESTA SENHORA TEM UM PAPEL DE DESTAQUE NA SOCIEDADE BRASILEIRA, ATÉ MESMO POR SER ELA A VIÚVA DE ROBERTO MARINHO E TER, TALVEZ, INFLUÊNCIA NO CONGLOMERADO. AGORA, VAMOS COMBINAR. NÃO HÁ INOCENTES AQUI. SE A SOCIALITE ESTÁ OFERECENDO ALMOÇO PARA DILMA E SEGUNDO ESTES BLOGS NÃO OFERECERÁ PARA OS OUTROS CANDIDATOS, ALGUM INTERESSE ELA TEM.  TALVEZ  ESTEJA VISANDO A UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A GLOBO E UM PROVÁVEL GOVERNO DILMA OU TALVEZ, EMBORA O PESSOAL DO COSME VELHO ESCONDA AS REAIS PESQUISAS  DO POVO BRASILEIRO, ELES JÁ SABEM, PORQUE TÊM COMO SABER, QUE A VITÓRIA DE DILMA É INEVITÁVEL E QUEREM PAVIMENTAR O CAMINHO. 

 BY TEACHER RAMOS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...