domingo, 19 de fevereiro de 2012

A SANHA DO PT CONTRA O PISO NACIONAL DOS PROFESSORES


Wagner e Guimarães, incansáveis na luta contra os professores

Leio no blog Tabocas Noticas que o Governador da Bahia, Jaques Wagner do PT pediu ao Presidente da Camara, o também petista, Marco Maia para colocar em votação o projeto que tenta reduzir o índice de reajuste do Piso Nacional de Salário dos professores. O reajuste hoje é feito tendo como base o mesmo índice que reajusta o valor do custo aluno. Por este índice o reajuste para 2012 será de 22,23%. Wagner  e outros  governadores querem que seja usado para o piso apenas o INPC/IBGE, que em 2011 ficou em torno de 6%. O projeto, ao qual o governador se refere tem como relator o, mais uma vez, deputado petista José Guimarães (PT/CE), que já foi aprovado na comissão de finanças da Camara. A deputada petista Fatima Bezerra (PT/RN), que teve importante participação na aprovação do Piso, conseguiu o número de assinaturas necessárias para impetrar recurso contra o projeto em 2011. Mas agora, pelo visto, querem, de novo, continuar com a fúria contra o piso e contra o professor.

Eu gostaria de entender, sinceramente, essa insensata marcha de alguns setores do país contra o professor e o seu salário. Todos sabem que  um país só evolui a potência se os seus cidadãos forem bem preparados e capacitados e isso só acontece através da educação. Todos sabem, também, que uma educação de qualidade só acontece quando além dos alunos, da estrutura física das escolas, o professor também é bem cuidado. E cuidar bem do professor significa dá suporte para que ele evolua em sua carreira  facilitando-lhe a capacitação, o mestrado o doutorado e outros avanços na formação. Mas nada disso fará sentido para o profissional se ele, ao sair de casa não deixar sua família em segurança alimentar, com conforto e com qualidade de vida. E é aí que entra o salário. 

O Piso Nacional de Salário do professor está contemplado na verba do FUNDEB, que, por sua vez, está contemplado no orçamento da união. Os estados não pagam sozinhos o piso, o governo federal entra com uma parte. Então por que a má vontade de vários governadores e prefeitos em cumprir a lei? O que querem os governadores fazer com a imensa verba do FUNDEB, que está na casa do bilhão, destinadas aos estados?

Em seu discurso de posse a presidenta disse que uma das prioridades de seu governo era a educação. Disse também que tinha consciência de que dentro desta prioridade estava a valorização dos profissionais desta área. Vemos agora governadores e deputados do próprio partido do governo atentando contra os professores e seus salários e gostaríamos de saber a posição oficial do governo sobre isso. Num momento em que o Brasil surge como uma potência econômica e que os olhos do mundo se voltam para cá,  seria uma vergonha que um governo que foi eleito para dar continuidade a um projeto de valorização da renda  e   diminuição das desigualdades sociais apoie um projeto que vá de encontro a essas duas perspectivas, pois um professor sem um salário digno é um trabalhador sem renda e a consequência disso é uma educação de péssima qualidade, aumentando, assim, a desigualdade,  pois pobres, são esses a maioria dos alunos da rede pública, sem acesso à educação de qualidade estão fora do mercado de trabalho e longe de condições de vida digna. Vai ver que é isso que o governador Jaques Wagner e seus seguidores dentro do PT querem.


The teacher.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...