domingo, 12 de junho de 2011

SIM, TEMOS UMA PRESIDENTA.


 No episódio Palocci, que graças à Deus voltou às suas "consultorias" e vai faturar mais algumas dezenas de milhões, várias situações  puderam ser observadas. Desde a "briga" aqui na blogosfera entre companheiros dos blogs progressistas que se colocaram a favor e contra a saída do ex-ministro (Fui contra. Fui contra a sua entrada no governo. já a sua saída... ) gerando inclusive o adeus de um grande nome daqui da blogosfera, o grande Len, do blog Ponto e Contraponto, que eu espero reconcidere sua decisão,   até a aposta furada que o PIG fez para segurar Palocci, cedendo uma eternidade no JN para que ele explicasse o inexplicável . Mas o melhor de tudo foi ver a Presidenta Dilma, primeiro, não cedendo às pressões daqueles que queriam segurar o ministro milionário para depois emparedá-la e, segundo,  sua decisão, solítária, pelo que se sabe, apesar da ligação a Luis Inácio, o grande,  não para  solicitar aprovação, mas apenas para comunicar, pela senadora Gleise. Isso mostra que o país está em boas mãos. O PIG vai continuar a fabricar escândalos, isso vai. Mas devagar, como quem não quer nada, Dilma vai mostrando a eles que ela sabe lidar com as crises, com aqueles através do quais as crises vem e com seus fabricantes. 

FOCAR O QUE INTERESSA




Em 2010, o fundo falso da guerra eleitoral escondia o interesse das multinacionais do petróleo em subtrair o pré-sal do Brasil a preço de banana no melhor estilo Serra/FHC, destruir o Mercosul e realinhar o continente aos interesses dos EUA. Não fosse o comedimento de Barack Obama somado à sua crise financeira interna, os EUA poderiam ter entrado mais fundo no processo eleitoral brasileiro.

Para ser eleito presidente, Serra topou abraçar tudo que lhe vinha à frente: desde a extrema direita da Ku-Klux-Klan tupiniquim, até os hippongas naturebas desenterrados por Marina Silva.

O plano B do PiG foi elaborado nas trevas: se Dilma Rousseff fosse candidata, não seria eleita; se fosse eleita, não seria empossada e se fosse empossada, não governaria. E como se sabe, as razões do PiG abraçar a campanha de Serra não são o medo do comunismo devorar propriedades privadas e criancinhas. As razões são as mesmas de sempre: grana e poder. Ou seja, o Pré-Sal e a Lei dos Médios. Ceder o primeiro e impedir o segundo.

Qual é o mistério? A elite paga gasolina, seja a quem for. Não vê o Brasil. Vê o globo terrestre. Quanto ao PiG, não precisa de muita explicação: todos os governos que antecederam Lula, incluindo-se aí os militares, sempre foram os maiores clientes da Globo. FHC destinava 80% das verbas de propaganda institucional à Globo. Lula dividiu a verba em 8 mil veículos de comunicação, de norte a sul do país. A Globo é a maior dona única de um império de comunicações do planeta. Mesmo contrariando a constituição brasileira – que proíbe a propriedade cruzada e outros abusos – nunca foi peitada. Não vai ser agora que declinará entregando o ouro de mão beijada. Às favas liberdade de imprensa, pluralidade e descentralização.

Não creio nessa história de que houve lua-de-mel com Dilma nos primeiros meses. E duvido que seu governo ou o PiG acreditaram nisso, um minuto sequer. O omelete com Ana Maria Braga (que no dia da posse de Dilma exibiu, em tela cheia, a ficha falsa da Folha), a festa na Folha ou a visita ao programa da múmia embalsamada, não me enganaram. Estavam usando a primeira presidenta que, por sua vez, as usou também.

A Ku-Klux-Klan tupiniquim embosca homossexuais na Av. Paulista e negros e nordestinos em todo o “sul maravilha”. A Globo faz campanhas subliminares contra a Copa, as Olimpíadas, e tenta injetar, sistematicamente, o pânico na economia usando a palavra “inflação” em todas as matérias possíveis. O CQC da Band – que amplificou o discurso fascista de Bolsonaro – rega sua pseudo irreverência resgatando clichês sexistas; justamente no atual governo…


O nordeste, esquecido pelo PiG, cresce em ritmo chinês (veja aqui). Mesmo que os verdes-que-não-têm-nada-de-verdes levantem barricadas no Xingu contra Belo Monte – que o Ibama permite e fiscaliza de perto (veja aqui). Resultado: está cada vez mais difícil para a madame dos jardins paulistanos encontrar escrava nordestina para morar no quartinho dos fundos da lavanderia. Que dureza! As adolescentes, ex-candidatas a serviçais de paulista, preferem a escola e as domésticas descobriram que o lance é ser diarista…


Enquanto nos entupia da perseguição e queda de Palocci, o PiG omitiu as melhores ações deste governo:
  • a inauguração da Plataforma P-56 - mega realização da recém resgatada indústria naval brasileira iniciada com Lula - foi entregue no último dia 4 pela presidenta Dilma (veja aqui o emocionante vídeo feito pelos próprios operários).
  • foi sancionado o Projeto Lei do “Minha Casa, Minha Vida 2″
  •  com recursos de 71 bilhões até 2014 e direcionado especificamente às famílias de menor renda. (veja aqui)
  • foi lançado o ambicioso e bem formatado programa “Brasil sem Miséria” que vai erradicar a pobreza extrema neste país até o final de 2014 (veja aqui).

Apesar de todos estes investimentos, o JN de ontem exibiu reportagem sobre o imposto de renda recolhido na fonte. O tom dramático da edição, passou a idéia de que o governo recebe muito imposto e não devolve em benefícios à sociedade… Mas se o PT não criou nenhum imposto adicional (na verdade lhe subtraíram a CPMF) e consegue investir tanto dinheiro em programas sociais e de infra-estrutura, é de se perguntar: onde ia parar toda essa dinheirama nos governos anteriores? Veja aqui as imagens impressionantes da P-36 – na época, a maior plataforma de petróleo do mundo – afundando pelo descaso do governo FHC.


No “episódio Palocci”, sugiram teorias sobre a divisão regional da esquerda, inclusive na blogosfera. Não devemos levar isso a sério. A oposição e sua imprensa sonham em dividir-nos! O golpismo sempre esteve e estará ativo. A Exxon aguarda pacientemente a virada do jogo no Brasil. Os derrotados geralmente são mais empenhados em reverter sua derrota, que os vencedores administrarem sua vitória.

Por isso, não nos interessa a a divisão – o que é diferente depluralidade. Que prevaleça o senso comum: combater o PiG é defender Dilma e defender Dilma é combater o PiG.


Texto original :O que será que me dá?, reblogdo  O Terror do Nordeste
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...