segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

OS COXINHAS -JASON BOURNE.

Jason Bourne, antes de pular no rio.

Na última sena da trilogia bourne, um matador que fora poupado por ele (Bourne)  minutos antes e que agora lhe apontava um pistola pergunta-lhe:
 " por que você não me matou lá em baixo?"
bourne responde: 
"olhe pra você.  você sequer sabe por que vai me matar."

Tanto Bourne quanto o outro matador eram vítimas de um programa do governo americano que treinava jovens para serem matadores. depois da lavagem cerebral, os jovens matavam aleatoriamente políticos, cidadãos,  não importando se eram homens, mulheres, etc.  até que Bourne, ao tentar matar um político africano, percebe que na sala estava a filha pequena dele. Bourne desiste e é alvejado, é encontrado no mar, fica com aminésia e começa sua saga para descobrir sua identidade e revelar ao público a operação na qual trabalhava. o resto só assistindo ao filme. 

O que isso tem a ver com os jovens protestantes brasileiros? assim como Bourne, a maioria dos deles que vão às ruas para quebrar, incendiar, depredar, e, em alguns casos, matar, tirando aqueles que são marginais, digamos assim, profissionais, não sabem porque estão fazendo aquilo. manipulados por interesses políticos de grupos, de partidos e da própria mídia, vão às ruas e quando você pergunta o motivo de estarem ali respondem coisas como: 
"Estou aqui para lutar contra tudo isso que está aí" "sou contra a corrupção" coisas assim. mas quando você tenta aprofundar um debate sobre aquele assunto eles não tem paciência e às vezes não tem conteúdo para esse debate. 

                                       um coxinha-jason bourne rasgando bandeira de partidos

O fato de serem, em sua maioria, jovens e a juventude se caracterizar pela impetuosidade e pela rebeldia justifica um pouco esse "não pensar" e esse "não saber" mas não justifica transformar protestos numa festa e num "point"  para se encontrar e depredar, apenas. É claro que aqui temos que nos preocupar com generalizações. há entre os jovens protestantes aqueles que tem suas concepções políticas e suas preocupações sociais e estão ali porque sabem o que querem. mas esses empunham bandeiras, pintam a cara e protestam como deve ser quando se tem uma ideologia, seja ela qual for. agora,  pessoas  que vão para as ruas protestar, dispostos a quebrar e a queimar, você pergunta por quê e elas respondem que está ali para lutar "contra isso tudo que está aí", complica. 

Não se que quer ou se espera que os protestos contra a copa ou contra qualquer outra coisa parem e que os jovens virem alienados porque estão protestando contra o governo. O que se espera é que esses jovens saibam, ou procurem saber contra o que estão protestando, troquem o “tudo que está aí” por um debate mais consistente e, isso para os que têm tendência ao vandalismo, se conscientizem que quebrar, queimar e ferir não é a melhor maneira de mostrar nossa indignação e nossa luta por um país melhor. Por enquanto o que vejo, em sua maioria,  são protestantes-Jason Bourne, ou como são chamados nas redes sociais "coxinhas",coxinhas-Jason Bourne.

the teacher.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...