sábado, 30 de junho de 2012

RECIFE: A MILITÂNCIA PRECISA SABER O QUE LULA TEM NA CABEÇA.

o pior de todos os erros para a militância em Recife


Todos conhecemos a imensa capacidade e sagacidade de Lula na Política. 

Isso é inquestionável. 

Mas ou eu realmente não estou percebendo algo ou há alguma coisa errada nos últimos movimentos do grande líder, principalmente no que diz respeito às eleições municipais aqui em Recife
.
Senão vejamos:

Primeiro, ele e toda a executiva do PT deixam correr solta a luta fraticida em Recife, incentivada por baixo dos panos pelo governador. Ou você quer me convencer que a entrada de Maurício Rands foi por acaso?

Segundo, Lula se deixa enganar pelo apoio, à meia boca, do PSB em São Paulo e concorda com a sugestão de Humberto para tentar "unir" a frente, fato já comentado aqui neste blog.  

Terceiro,   Eduardo Campos sai-se com a pérola de que Humberto não consegue unir a frente e ordena que todos os partidos apoiem seu candidato, dizendo que este é a melhor alternativa por ser um bom gestor. 

Pergunta: Por que ele não ordenou a união da frente em torno de Humberto, indicação sua? Será que os partidos que atendem ao primeiro "espirro" do governador que quer ser presidente iriam dizer não?

Segunda pergunta: Já que ele queria "unir" a frente por que não indicou um político de um outro partido que não o seu,  como o senador Armado Monteiro ou o deputado Paulo Rubem Santiago, por exemplo? 

Terceiro:  Do nada surge não só uma aproximação com Jarbas Vasconcelos mas uma aliança política. Todos sabemos que Jarbas é um dos maiores opositores do PT em nível nacional. Já fez ataques pessoais a Lula em diversas ocasiões e quando foi do seu interesse se deixou usar várias vezes pela revista Veja em nome da moralidade contra o PT e o Governo Federal. No entanto, sabendo das imoralidades praticadas durante o governo FHC nunca disse uma palavra sobre as privatarias, sobre Daniel Dantas e ainda foi o único cabo eleitoral de Serra por estas bandas. 

Por último, mas pra mim o pior movimento de todos: Lula recebe Eduardo em São Paulo e ao invés de  deixar claro para a militância do Recife que não gostou dos movimentos do governador se deixa fotografar (tal qual fizera com Maluf) e deixa que essa foto seja usada pelo governador para dar a ideia de que está tudo bem, tudo certo. 

O que é que está acontecendo aqui? Lula está simplesmente trocando Recife por São Paulo sem ter certeza se ganhará em São Paulo? Haddad estava com 9 pontos, caiu dois foi pra 7.(exatamente por causa de uma foto, coisa que será repetida por aqui)  Em Recife  a prefeitura já pertence ao PT. Lula está perdendo sua sagacidade e se deixando manipular por um político mais jovem?

Gostaria apenas de lembrar que em política tudo é possível e as coisas descritas neste texto é exemplo disso. Se, por causa de avaliação equivocada de Lula, o PT não ganhar em São Paulo e perder Recife será um duro golpe no partido e terá consequências inevitáveis: A perda da hegemonia de Lula dentro do partido como ártifice político e a percepção por parte de aliados e opositores de que o PT não tem mais o seu engenheiro político e grande  transferidor de votos e isso trará consequências desastrosas até para Dilma, não só no Congresso mas no jogo de 2014. 

Acho bom que Lula e o PT, nesta ordem, revejam suas ações enquanto é cedo porque das duas uma: Ou o PT sai vitorioso em São Paulo e Recife e garante sua hegemonia em nível federal e nessas duas capitais e Lula se consagra como o maior estrategista político de todos os tempos ou vem a derrota e aí o Partido dos Trabalhadores poderá, digo, poderá, começar uma longa e difícil caminhada rumo à sua retirada do poder central em pouco tempo. 

Independente de tudo que foi dito acima,  militância em Recife precisa entender os gestos de Lula e principalmente, ser chamada às ruas para defender o partido.

Aqueles que militam no PT o fazem  pela verdadeira ojeriza que tem em  ver a direita, aqui quase representada por Eduardo e agora Jarbas, no poder. Mas a militância não está cega aos projetos pessoais e a ânsia pelo poder dos petistas envolvidos nesta querela. 

The teacher. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...