domingo, 18 de julho de 2010

SOBRE SERRA, SEU VICE E SEUS ELEITORES

                                  Na imagem,  o eleitor de Serra

Depois de reproduzir aqui no blog postagens falando sobre o vice de Serra e de ler em toda a blogosfera outros textos sobre o mesmo assunto,  uma dúvida se instalou em minha mente: será possível que pessoas sérias, empresários, intelectuais, artistas, profissionais liberais e outros seguimentos da sociedade  após verem ou ficarem sabendo de tudo que este rapaz está fazendo, escrevendo e dizendo levem realmente a candidatura de José Serra a sério? Primeiro foi a novela para o próprio Serra assumir que era candidato. É fato notório que grande parte de seu partido não o queria e nas hostes do principal aliado, o Dem,  ninguém queria. Preferiam o Aécio. Depois de muitas ida e vindas, de muita pressão do PSDB de São Paulo, que é o verdadeiro partido, pois no resto do país está esfacelado, resolveu-se que o paulista seria o candidato. Desnecessário dizer aqui o prejuízo que esta decisão causou no processo em si, com ameaça de "cristianização" e tudo, alíás, ameaça não, está acontecendo. Muito bem. Após essa novela que durou meses finalmente resolveu-se: o partido já tinha candidato a Presidente. Aí começou não uma novela, mas um pastelão mexicano: a escolha do vice. Não me alongarei aqui contando o enredo deste pastelão pois todo mundo já conhece. Me deterei na escolha final. Resultado de uma pressão do clã dos Maias no Rio apareceu este tal de Indio (já estão deixando de chamá-lo de indio por respeito a nossos irmãos indígenas). 
  Retorno aqui a minha pergunta inicial sobre levar a sério o projeto de José Serra. Acredito que uma candidatura a Presidente da República venha embasada em um projeto para o país, em uma tentativa de mudar o que está ruim e/ou aperfeiçoar aquilo que já é bom. A escolha de todos que vão fazer parte deste projeto deve ser feita com base naquilo que é melhor para a nação e para o povo que se pretende governar e o presidente e o seu vice são a face visível desta empreitada. É com eles e através deles  que será apresentado à sociedade os planos e as metas que estão sendo desenhadas para a nação.  Como pode um partido formado por alguns dos mais conhecido políticos brasileiros, entre eles governadores, senadores, deputados e até o último Presidente da República chegar ao ponto de escolher para o cargo que eventualmente substituirá o chefe da nação uma pessoa despreparada como esse rapaz!?; como pode essa escolha ser resultado de uma imposição de um partido aliado apenas porque dizia que não se podia ficar fora da chapa e porque duas dezenas de pessoas sondadas não aceitaram?! 
É claro que sou Dilma. É claro que é este o projeto que defendo para o meu  país. Mas, me conhecendo como me conheço, tendo o senso crítico que tenho - e que sei que muitos dos eleitores de serra também o têm - fosse eu um eleitor do candidato da oposição, com certeza eu pararia e faria uma profunda reflexão não apenas sobre as  candidaturas para presidente e vice, mas todo o processo que resultou nelas. Espero que os brasileiros que votam em José Serra porque acreditam que isto é o melhor para o Brasil façam comigo estas reflexões.

by "the teacher"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...