quinta-feira, 21 de outubro de 2010

NÃO ACREDITO MAIS EM PESQUISAS. MAS PARA A MILITÂNCIA, A DA SENSUS É MELHOR


Ibope, Sensus e outras pesquisas

Os resultados de pesquisas Sensus (45,3 a 40,6¨%) e Ibope (51% a 40%) divulgados ontem guardam grandes contradições. Estão longe da margem de erro e não há como dizer que há alguma coerência entre uma ou outra. Alguma errou feio com seus.
Ao que tudo indica, a do Sensus. Explico.
As internas do PT davam ontem o mesmo resultado divulgado hoje pelo Ibope, 51 a 40. O Vox Populi deu resultado também muito semelhante, 51 a 39. E outras pesquisas regionais que têm sido divulgadas ao longo da semana também apontaram reação da petista.
Ontem já divulguei aqui (veja embaixo) a do DataTempo, com Dilma abrindo 13 pontos sobre Serra em Minas.
Hoje o jornalista Cláudio Humberto divulga resultado do Instituto Soma de pesquisa em Brasília, onde Serra chegou a ter 10 pontos de diferença sobre Dilma, 47 a 37, na primeira pesquisa após o 1º turno e agora Dilma vence por 45 a 39.
Além das pesquisas nacionais e das regionais que têm apontado ampliação da vantagem de Dilma o que motiva desconfiança em relação ao resultado do Sensus é a própria postura do instituto.
O Sensus adiou a divulgação dos resultados porque havia encontrado uma distorção, comentava-se que a pesquisa apontara 14 pontos de diferença para Dilma e que por isso eles resolveram fazer novo campo.
Depois dessa lambança, ficou agendada a divulgação dos resultados para hoje pela manhã. Mas de repente na calada da noite de ontem o resultado aparece no site do instituto e a diferença entre Serra e Dilma é de 5 pontos.
Essa campanha tem produzido histórias bastante inusitadas que mereceriam uma boa apuração jornalística passado o calor do processo eleitoral.
Fonte  revistaforum

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...